quarta-feira, 23 de maio de 2012

MEDITAÇÕES - CASTELO FORTE - 22-28/01/2012 (4ª SEMANA) - APONTAMENTOS E FRASES


Meditações ano 44

Apresentação:


“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”


Salmos 119:105


“Sê o meu castelo forte...”


Sl 31.2c.


Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura
A comunicação com Deus é um raro momento de colocar-se diante ele com todas as inquietações e dificuldades. É um momento de conectar nosso íntimo com sua bondade e misericórdia. Dele saímos renovados e reorientados para o viver cotidiano.


Todavia, os afazeres do dia a dia são tantos, que não encontramos tempo para ficar a sós com Deus. Se nos faltam palavras e nos sentimos acanhados para derramar diante dele as nossas ansiedades, façamos da leituras das meditações diárias do Castelo Forte um instrumento para a nossa reflexão no começo ou no fimde cada dia.


A comissão Interluterana de Literatura (CIL) valoriza a reflexão matinal ou vespertina, pois entende que a vida cristã é feita desses momentos de busca de orientação, consolo, ânimo e entendimento, oferecidos no Evangelho. São 44 anos ininterruptos de produção deste devocionário que continua conquistando leitores individuais, famílias e grupos em comunidades que encontram nas meditações diárias alimento para sua fé, sua esperança e seu amor.


Castelo Forte é uma publicação em parceria e são muitas as mãos e mentes que partilham reflexões e saberes.
João Artur Müller da Silva Presidente da Comissão Interluterana de Literatura.


4ª SEMANA

DIA: 22/01/2012



A CONVERSÃO DA GRANDE CIDADE INIMIGA


“Muitas vezes, nós, cristãos, achamos que somos donos da missão de Deus”.



“Evangelho é poder de Deus, não nosso”.


“Senhor, ajuda-me a não duvidar do poder e da eficácia da tua Palavra para mim e para todos. Em nome de Jesus. Amém”.


DIA: 23/01/2012


COMO CONVÉM A CRISTÃOS


“O simples fato de acontecerem divisões já mostra falta de maturidade cristã”.


“...conflitos e letígios entre irmãos devem ser resolvidos internamente, no seio da própria comunidade, mesmo que, para isso, sejam necessários intermediários que ajudem a reconciliar as partes em letígio”.


“Na Igreja também acontecem desencontros e até inimizades que dificultam a vida cristã”.




“...fazemos parte de uma nova realidade, o Reino de Deus, assim, vícios e fraquezas humanas marcaram a vida longe do Senhor são superados pela comunhão com Cristo. Pela fé, começamos, já agora, a praticar a novidade de vida, que no Reino de Deus há de ser completada”.



DIA: 24/01/2012



LIBERDADE NO USO DO CORPO


“...fomos criados por Deus, salvos por Cristo e que recebemos do Espírito Santo. Por essas razões, nosso corpo não pode ser usado de forma leviana e irresponsável. Ele não foi feito para praticar imoralidades, mas para servir ao Senhor”.


“Podemos, servir ao Senhor valorizando o nosso corpo, sim, mas é preciso respeitar o corpo dos outros”.


“Liberdade não fazer tudo o que dá vontade, mas é saber distinguir entre o que é bom e ruim, certo e errado, entre o que promove e prejudica a vida, e além disso não se deixar escravizar por nada”.


“Querido Deus, nós te louvamos pela beleza da criação e por teres nos formado segundo a tua imagem e semelhança. Ajuda-nos a valorizar o nosso corpo e a respeitar o corpo do nosso próximo. Dá-nos o teu Espírito Santo para que a nossa vida seja consagrada a teu serviço. Amém”.


DIA: 25/01/2012

CADA UM COM O SEU DOM


“É importante meditarmos diariamente sobre como Deus enviou o seu Filho para salvar todas as pessoas. Implícito no todas está a família, principalmente o seu ponto de partida, o homem e a mulher”.


“O fato de homem e mulher serem diferentes pode complicar a vida a dois, mas saber essa diferença como aliada no compartilhar uma vida matrimonial, pode torná-la mais fácil e, até, evitar separações”.




“Que poderia ser mais desafiador no convívio de um casal do que um conhecer o outro: Suas qualidades, suas belezas, como também suas manias, suas teimosias, suas vontades próprias”?



“O dom de conhecer um ao outro é o segredo de uma vida mais harmoniosa”.



“Cristo quer estar presente no seu lar com a sua Palavra”.


“Uma dose diária da Palavra do Senhor, eu lhes garanto, ajudará a descobrir e a cultivar os dons que, talvez, ainda estejam ocultos”.




“Onde marido e esposa ouvem a voz do Pai celeste, eles aprendem a ser amar e a se perdoar, o diálogo flui mais fácil e a vida em família fica mais rica”.



“Permite, Senhor, que estejamos dispostos a descobrir e a cultivar os dons que nos destes, para que a nossa união se torne mais sólida e a vida em família mais feliz. Abençoa a nossa união para que possamos ser uma bênção para os nossos filhos e para a sociedade, para a tua honra e glória. Em nome de Jesus. Amém”.



DIA: 26/01/2012


VIVA EM PAZ


“A desestruturação das relações pessoais e familiares está tomando dimensões assustadoras. A família perdeu importância numa sociedade que valoriza o individual e não o coletivo. As pessoas não se visitam, não se procuram, não tem tempo uns para os outros, não sabem se amar por inteiro. Sofremos por causa de uma terrível crise relacional. Além da ausência de relações profundas existem as relações doentias. E estas contagiam também aqueles que estão ao redor e, por extensão, a sociedade”.



“Ás vezes parece que uma nuvem de tempestade está somente sobre a nossa casa, sobre a nossa cabeça ou sobre os nossos olhos. Vendo somente a tempestade que nos turva o olhar, não somos capazes de enxergar que há um horizonte mais além”.



“Lembre-se que é filho de Deus. E isso não é pouca coisa. Por isso, sua vida é muito espacial para ele e deve ser para você também”.



“Benjamin Disraeli: A vida é muito curta para ser pequena”.



“Amado Pai, em tua infinita bondade enviaste-nos teu Filho, o Príncipe da Paz. Ensina-nos e capacita-nos para vivermos relações mais verdadeiras, nas quais reinam a tua Paz e a tua Palavra. Em nome de Jesus. Amém”.


DIA: 27/01/2012


SOU TEU, SENHOR!


“Não é preciso ser escravo, seja da moda, dos padrões de beleza, desta ou daquela bebida, de relacionamentos doentios, do trabalho ou da propaganda para ser aceito e amado por Deus. Para ser cristão não é preciso transformar-se em outra pessoa”.



“O Evangelho vai me transformar numa pessoa melhor, e sempre podemos ser melhores! Mas não me transformará numa outra pessoa, anulando a minha personalidade e tirando as minhas características pessoais”.



“Dietrich Bonhoeffer escreve em seu poema “Quem sou eu?”: Quem sou eu? Este, ou outro? Sou uma pessoa hoje e outra amanhã? Sou as duas ao mesmo tempo? Um hipócrita diante dos outros, e diante de mim, um fraco, desprezivelmente angustiado? Ou há alguma coisa ainda em mim como exército derrotado, fugindo em debanda da vitória já alcançada? Quem sou eu? (...) Seja quem for eu, tu sabes, ó Deus, que sou teu”!



“Senhor amado, nem sempre sei quem sou diante dos tumultos e das turbulências da vida. Ajuda-me a enxergar o verdadeiro centro da minha vida, o verdadeiro foco, a verdadeira direção. E, contigo iluminando o meu caminho, sentir-me-ei seguro. Amém”.



DIA: 28/01/2012



SERVIR AO SENHOR NO CASAMENTO


“Quem já se sentiu desprezado pelos outros, sabe quão difícil é dar a volta por cima. Basta ter uma atitude diferente da costumeira, e você é ridicularizado e colocado ao lado. O cristão não está livre disso, pois ele vive no mundo, e a sua maneira de encará-lo não é a mesma das pessoas do mundo”.


“Atualmente, os novos modelos e comportamentos familiares continuem exercendo grande influência na vida do casal, que é tentado a desviar-se dos caminhos do Senhor. Fica o lembrete: O mundo é passageiro. Como cristãos, vivemos no mundo, mas não pertencemos a ele. Somos filhos de Deus e, como suas testemunhas, cabe-nos anunciar a salvação e o perdão que há em Jesus. Desse modo o casamento é uma bela oportunidade de exercitarmos o amor cristão, servindo com dedicação ao Senhor e à sua maravilhosa obra”.


“Bondoso Deus, perdoa-nos quando nos desviarmos de ti, deixando-nos levar pelas influências e pelas questões deste mundo. Abençoa a nossa família, para que possamos servir-te como teus filhos amados. Por Cristo Jesus, nosso Salvador. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário