sábado, 19 de maio de 2012

MEDITAÇÕES - CASTELO FORTE - 13-19/05/2012 (20ª SEMANA) - APONTAMENTOS E FRASES

Meditações ano 44


Apresentação:

“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho.”


Salmos 119:105


“Sê o meu castelo forte...”


Sl 31.2c.


Publicação coordenada pela Comissão Interluterana de Literatura


A comunicação com Deus é um raro momento de colocar-se diante ele com todas as inquietações e dificuldades. É um momento de conectar nosso íntimo com sua bondade e misericórdia. Dele saímos renovados e reorientados para o viver cotidiano.


Todavia, os afazeres do dia a dia são tantos, que não encontramos tempo para ficar a sós com Deus. Se nos faltam palavras e nos sentimos acanhados para derramar diante dele as nossas ansiedades, façamos da leituras das meditações diárias do Castelo Forte um instrumento para a nossa reflexão no começo ou no fim de cada dia.


A comissão Interluterana de Literatura (CIL) valoriza a reflexão matinal ou vespertina, pois entende que a vida cristã é feita desses momentos de busca de orientação, consolo, ânimo e entendimento, oferecidos no Evangelho. São 44 anos ininterruptos de produção deste devocionário que continua conquistando leitores individuais, famílias e grupos em comunidades que encontram nas meditações diárias alimento para sua fé, sua esperança e seu amor.


Castelo Forte é uma publicação em parceria e são muitas as mãos e mentes que partilham reflexões e saberes.



João Artur Müller da Silva Presidente da Comissão Interluterana de Literatura.




20ª SEMANA


APONTAMENTOS E FRASES

DIA: 13/05/2012

FUI ESCOLHIDO.


“Quando escolhemos um amigo ou somos escolhidos para sermos amigo de alguém, sentimos-nos especiais”.


“Mesmo que por vezes, passemos dificuldades, o fato de permanecermos no amor de Deus e realizarmos, com zelo, a obra para qual fomos designados, no final, nos trará muita alegria”.


“a nossa alegria não vem de nós mesmos, mas do próprio Cristo, que deu a sua vida por amor a nós”.


“Fomos escolhidos “para que a minha alegria esteja em vocês”, diz Cristo. Ora, a alegria só é completa quando compartilhada. Isso significa que verdadeiro amigo de Jesus é aquele que partilha com os outros o que recebeu. Verdadeiros discípulos são aqueles que não guardam para si o amor do qual foram alvo, que custou a vida do amigão Jesus”.


“Quero ser teu escolhido, ó Pai. Sou grato por fazer parte do círculo daqueles que partilham a amizade e o amor de Jesus. Ajuda-me a testemunhar a tua graça para que mais e mais pessoas se sintam convidadas a serem amigos de teu Filho, nosso Senhor. Amém”.


DIA: 14/05/2012
QUEM PROCURA ACHA

“Ficar firme no amor é amar as pessoas a ponto de renunciar o próprio bem estar e Perdoar quem nos prejudica”

“...valorizemos o dom que recebemos e aceitemos as motivações de nossos irmãos na procura daquilo que, de fato, é importante: buscar a misericórdia de Deus...”

“Querido Deus, agradeço-te por me fazeres merecedor do dom com o qual me desafias a servir. Com ele quero testemunhar a tua verdade, tal como Cristo nos ensinou através de testemunhas [...].Que eu também seja fiel aos meus irmão na fé”


DIA: 15/05/2012
SE NÃO FORMOS FIÉIS, CRISTO CONTINUA SENDO FIEL.

“Ás vezes Ele Jesus se torna palpável na Palavra e nos sacramentos, nós nos sentimos amparados e edificados. Mas, de repente, parece que ele some, envolto em densa neblina. Então, sentimos-nos desamparados e achamos que ele desapareceu. Em verdade, porém,  ele continua no mesmo lugar, amando-nos com o mesmo amor e cobrindo-nos com a mesma misericórdia”.

“A única coisa que pode romper o nosso relacionamento com Jesus é a nossa infidelidade, quando deixamos de crer nele, escandalizando-nos com a sua doutrina ou preferindo as paixões do mundo a ele”.

“enquanto crermos nele como o nosso Senhor e Salvador pessoal, que nos amou e deu a si mesmo por nós, ele continuará sendo fiel, mesmo nas mais densas brumas que, de vez em quando, envolvem a nossa vida. Entre muitas promessas, ele nos deu esta”: “Eu nunca os deixarei e jamais os abandonarei. Hb 13.5”.

“Senhor Jesus, faze-me permanecer em tuas mãos, mesmo nos momentos em que uma densa neblina envolve a minha vida. Quero ser fiel a ti até a morte. Ajuda-me. Amém”.

DIA: 16/05/2012
CORRIGIR COM DELICADEZA OS DIVERGENTES

“David Hume, filósofo inglês, de quem se afirmava não crer em Deus, encontrava-se de vez em quando, na casa de conhecidos, com o presidente de uma congregação cristã. Este, à chegada do filósofo, suposto descrente, abandonava ostensivamente a casa. Certo dia, o filósofo segurou-o pela manga e lhe disse: ´Por que tanta pressa, meu amigo? Deveríamos, desde já, acostumarmo-nos um ao outro, porque um dia estaremos juntos no mesmo lugar, a saber, da condenação eterna, eu, por falta de fé e você, por falta de amor`.”


“Tratar a todos com educação significa tratá-los com delicadeza e, sobre tudo com amor”

“Infelizmente, há muitos supostos cristãos que se comportam como se fossem os donos da verdade”

“Senhor Jesus, agradecemos-te profundamente porque nos amaste até a morte de cruz. Faze-nos amar os outros com paciência e delicadeza assim como tu nos amaste.”


DIA: 17/05/2012

VIDA NOVA, LIMPA E PURA.

“...nós recebemos a nova vestimenta, que é limpa, perfumada e ornamentada com misericórdia, bondade, humildade, delicadeza e paciência. Não permitamos que os maus cheiros exalados por aí nos contagiem e afetam a nova vestimenta. Conservemo-la limpa, pondo sempre os nossos interesses nas coisas que são do céu, onde Cristo está sentado ao lado direito de Deus, pensando nas coisas lá do alto e não nas que estão aqui na terra”.

“Pai celestial, também como pessoas [...], a todo momento, corremos os risco de sermos contagiados pelos maus cheiros deste mundo. Ajuda-nos a andarmos em pureza de vida e justiça perante ti e o mundo”.



DIA: 18/05/2012
CUIDADO! AS APARÊNCIAS ENGANAM.

“A Bíblia não exagera quando se refere a pessoas que levavam uma vida totalmente desregrada, pois a situação era exatamente essa, prevendo-se tempos difíceis. Também não é exagero quando se afirma que nos dias de hoje existem desmandos de toda a espécie, cometidos por pessoas que se dizem cristãs e piedosas, mas que, no fundo, são orgulhosas, egoístas, avarentas, mentirosas, desrespeitosas, ingratas, imorais. Como proceder diante dessas coisas? Apenas lamentar e ficar quieto? O apóstolo Paulo dá um sábio conselho ao seu jovem colaborador Timóteo: Fique longe dessa gente”.

“Ao chegar o dia final para este mundo com seu mal, nós, aos pés de Cristo, confessaremos isto: Jesus Cristo é Rei e Senhor, seu é o Reino e o Louvor, é Senhor potente, hoje e eternamente. Amém”.



DIA: 19/05/2012

FIRMEZA E CONFIANÇA.

“É preciso conhecer a vontade de Deus através da sua Palavra para permanecer no caminho certo, acatar os conselhos dos bons mestres e confiar que Jesus está presente e comanda o rumo da nossa vida. Ele é o bom pastor. O Senhor é fiel, suas promessas não falham”.

“Amado Pai celestial, às vezes eu olho ao redor e me deparo com tantas propostas e tentações. Conserva-me fiel a ti, envia teu Santo Espírito em rica medida para que eu consiga discernir o que é importante para a minha vida. Perdoa os meus pecados. Quero servir-te. Ajuda-me” Por Jesus. Amém”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário