domingo, 13 de maio de 2012

RODRIGO "BIBO" DE AQUINO - RASCUNHOS DA ALMA (Apontamentos e Frazes)


(Rodrigo "Bibo" de Aquino)

Relançamento de "Rascunhos da Alma" em

27/05/2012 no Boa Vista - Joinville – SC



APONTAMENTOS E FRASES

Apresentação:
"O ´Bibo` nos convida a olhar para Cristo e sua cruz, enfrentar nossos pecados e situação de miserabilidade tendo esta cruz como foco, desenvolver relacionamentos comprometidos e saudáveis, ter intimidade desipocrisada com Deus e assim tentarmos trilhar os caminhos de uma espiritualidade sadia, tendo como foco principal o amor e a graça com responsabilidade." (Pr. Claiton Ivan Pommerening)

"Todos nós somos rascunhos inacabados (mas mesmo assim uma carta aberta) sendo ´escritos com pena eterna pelo autor da criação`" (Pr. Claiton Ivan Pommerening)


“Como sou inacabado, só posso apresentar rascunhos, nada definitivo!”


" A verdadeira espiritualidade reside na santidade do gesto simples do cotidiano. em Jesus Cristo não há megalomania, grandiosidade, extravagância; há simplicidade do gesto humano, há ternura e firmeza (...) a verdadeira vida cristã não significa sermos mais espirituais, e sim, mais humanos". (Osmar Ludivico)


"A obra que Cristo opera em nós não é estática, ela nos impulciona a um viver diferente"
 

"...Espiritualidade é a manifestação exterior da nossa fé interior."

“A busca e a própria experiência da comunhão com Deus, inclui a expressão dessa convivência a partir de práticas que agradam ao Criador.” (Russel Shedd)
 

"Ser um cristão espiritual é manifestar a luz de Cristo em Amor´Jo 13.35`"



"Templos suntuosos e apinhados de obesos espirituais, muita bênção, muita pompa, muito teatro; pouco espírito, pouco testemunho e pouca solidadriedade"



“...a verdadeira espiritualidade só se manifesta aonde os relacionamentos são sinceros, aonde se considera o outro superior a si mesmo, aonde a religião não engess a ação”



“O entusiasmo do amor, a disciplina da mente e a ministração das mãos produzem harmonia entre os membros da Igreja, dotados dos dons que condizem com essas categorias” (Russel Shedd)



“É mediante a ação do Espírito Santo que converteremos a espiritualidade barata em espiritualidade transformadora, que no confere capacidade e poder para testemunhar do Evangelho de Cristo, que nos ensina a sermos integros dentro e fora do templo e que mnos faz olhar para o próximo e ver a Deus, nele.”



“Senhor, não sei o que devo pedir a ti. Só tu sabes o que eu preciso. Tu me conheces melhor do que eu me conheço a mim mesmo. Oh, pai, dá ao teu filho o que ele mesmo não sabe pedir. Ensina-me a orar. Ora em mim”. (François Fenelon)

“Jesus, no Getsêmani, pediu ao Pai livramento da dor e do sofrimento, contudo não exigiu, não tomou posse, nem determinou nada. Ele simplesmente pediu e ainda terminou a prece dizendo: ´Não seja feita a minha vontade, mas a tua`”.





"...algo aconteceu com o conteúdo da oração. Acredito que ela deixou de ser um meio de comunhão com Deus para se tornar uma fábrica de sonhos mimados"

“´Senhor ensina-nos a orar`(Lc 11.1). Esse deveria ser o clamor de nossa geração, que até sabe cantar os sucessos da música gospel, mas não sabe exatamente o que é orar”


Clemente de Alexandria, disse com muita propriedade: “Orar é ter a companhia de Deus”.



“Senhor, ensina-nos a orar. Lc 11.1. Esse deveria ser o clamor da nossa geração, que até sabe cantar os sucessos da música gospel, mas não sabe exatamente o que é orar.”



“Não é errado pedir as coisas para Deus, porém, é horrível saber que as minhas orações não passam de um meio pelo qual tento convencer a Deus a satisfazer as minhas vontades egoístas. Orar é ter amizade com Deus, é constituir um relacionamento com base no diálogo e na confiança.”





“Sei que as minhas orações não O mudam. Elas mudam a mim mesmo” (C. S. Lewis).





“A oração não muda somente a realidade de uma situação. O meu caráter também é transformado nessa relação de amizade com Deus.”





 “Minhas orações, meu Deus, fluem daquilo que eu não sou. Penso que Tuas respostas me fazem ser o que eu sou”. (George MacDonald)





“Intimidade com Deus. Deus tem interesse no todo da nossa vida e está conosco não somente quando acertamos, mas também quando erramos.”





“A pergunta que fica no ar é: E se Jesus chegar mais perto de nós, o que encontrará? Rachaduras, lascas e imperfeições com certeza, mas, encontrará também um coração desesperado em esconder e maquiar essas imperfeições? Ou um ser que luta desesperadamente para manter uma imagem de piedade e devoção, mas que no fundo não passa de um sepulcro caiado? O que ele encontrará, quando chegar mais perto de nós?”





“No relacionamento sincero com Deus as nossas falhas aparecem, mas o Seu amor também.”





“Sempre que eu faço cálculo errado, quanto mais cedo eu admitir o erro e voltar atrás para começar tudo de novo, mas rápido estarei em condições de avançar. Ser teimoso ou recusar-se a admitir um erro não significa nenhum avanço.”







“Somos cobrados diariamente pelo avanço: Ou nos atualizamos, ou somos substituídos/atualizados.”





“A Bíblia deixa claro que o caminho para Deus é Cristo. Isto não é novidade. “Novo” talvez seja o fato que Cristo não exige dos seus altos padrões de espiritualidade, mas somente um coração arrependido.”





“A dinâmica do reino é diferente da do mundo. No Reino, crescer é diminuir, ser forte é ser fraco, perder é ganhar, ser o primeiro é ser o último e progredir e é voltar atrás.”





“Seria muito bom se vivêssemos nossa humanidade sem a pretensão de sermos ´super-espirituais`, afinal, como bem frisou o teólogo Euler Westphal: ´O Deus eterno entende a condição humana. Ele não exige atos heroicos de nós. Ele não pede quwe apresentemos atos extraordinários para podermos nos aproximar dele, mas Deus faz atos humanos para se aproximar de nós.`”







“Eu vivo me justificando, vivo querendo garantir minha existência.”





“Eu e você não somos pecadores por que pecamos, pecamos por que somos pecadores.”  





“O pecado é uma realidade em meu ser que me afasta do Criador.”





“Justificação é levar a culpa no lugar do outro, é sofrer a pena que era destinada ao condenado.”





“A justificação acontece na dimensão da fé.”  





 “...a fé justificadora é obra unicamente de Deus.” (Martim Lutero)





“Quem ainda não foi destruído até os fundamentos, reduzido a nada pela cruz e pelo sofrimento, atribui as obras e a sabedoria a si mesmo e não a Deus. Todavia, quem foi exinanido pelos sofrimentos já não opera mesmo, mas sabe que é Deus quem nele opera e tudo realiza. É isto que Cristo diz em Jo 3.7: ´Vocês precisam nascer de novo` ... Para nascer de novo, no entanto é necessário primeiro morrer.”





“Em Cristo, continuamos pecadores, porém remidos no sangue do Cordeiro. Somos justos e pecadores simultaneamente, justos plenamente em esperança e pecadores em realidade.”





“A palavra graça tem muitos significados, mas, em síntese, podemos dizer que é o ato de socorro do mais forte em benefício do mais fraco, agindo voluntariamente, como um presente oferecido de boa vontade. Graça é sinônimo de misericórdia, isto é, de um coração voltado para a miséria.”





“Definitivamente não há lugar para o mérito humano no Reino de Deus.”






“Para os filhos de Deus, cônscios da graça do Pai, tudo é presente, é dádiva. Não há reivindicação, nem ostentação de méritos, mas somente gratidão e ação de graças.”





“A graça é a voz de Deus me dizendo que meus esforços não me levam até Ele.”





“O fato de sermos salvos pela graça não nos inibe de vivermos os preceitos cristãos.”





“Nosso relacionamento com Deus nunca pode ser o de troca, pois não temos nada para oferecer em contrapartida.”





“Não podemos fazer nada sem graça, quando entendemos isso, aprendemos a viver em novidade de vida, reconhecemos em tudo a mão de Deus, aprendemos a enfrentar as implicações do viver cristão com outros olhos, as tribulações nos trazem lições e o pecado nos revela o perdão. O caminho permanece estreito, porém, através da graça, o fardo se torna leve.”





“A Igreja na ´tem`, um ministério; ela é um ministério, o ministério de Deus. Ela não tem uma missão; é uma missão.”





“Não cabe a igreja decidir se ela quer fazer missão, ela só pode decidir se quer ser igreja.”





“A atividade missionária não é tanto uma ação da igreja, mas é simplesmente a igreja em ação.”





“A partir do momento que a igreja resiste à intenção do próprio Deus em fazer missão, ela deixa de ser corpo de Cristo, pois não há possibilidade de pertencer a cristo sem participar em sua missão ao mundo.”





“Ir pelo mundo a fora proclamar a Cristo é uma tarefa importante e necessária, mas não é o que define como missionário. Vamos despertar para a concepção de que fazer missão é viver a partir de Cristo.”





“Onde houver um ser humano, ali está um representante de Deus, basta ele se dar conta disso.”





“Toda a humanidade foi criada a imagem e semelhança de Deus, logo, o domínio sobre o mundo, a responsabilidade pela criação, não é dada a grandes indivíduos, mas sim, a comunidade dos seres humanos.”





“Ser imagem de Deus (Imago Dei em latim) significa ter responsabilidade diante de si mesmo, de Deus e do próximo.”





“Descobrir a nossa identidade enquanto imagem e semelhança de Deus é zelar pela criação e viver e comunhão com o Criador, sendo sei legítimo representante.”





“É o contato com outras pessoas que me torna ser humano.”





“Posso quase afirmar que a existência enquanto ser humano está condicionada a existência de um próximo, de um outro além de mim.”





“Vejo que estou sendo forjado em gotas.”





“Ser um pouco de cada um não é ausência de personalidade, mas presença de complementaridade.”





“Quem se fecha em si mesmo e não se deixa complementar é um ser humano incompleto, cego, pobre e nu.”





“Deus está submerso com os alagados, encoberto com os soterrados e atuante com os solidários.”





“Todas as cores e todos os credos, unidos em prol da mesma causa: Ajudar ao próximo.”





“Desde que começamos a viver, começamos também a morrer.”





“Enquanto estivermos por essas bandas, estamos sujeitos como qualquer um, a sofrer as mais terríveis barbáries.”





“Deus poderia muito bem abandonar sua criação e largá-la a sua própria sorte. Mas não. Ele escolheu estar junto em cada momento, bom ou ruim.”





“Deus é nosso parceiro na construção da história e lamenta quando um filho seu é fruto de uma fatalidade.”





“A morte não é parada certa nessa viagem terrestre. Depois dela, Deus será tudo em todos. Aleluia!”







“Assim, as tribulações e dúvidas não precisam necessariamente fazer a pessoa abandonar a sua fé, mas podem ser expressas dentro do âmbito da fé”.





“No Antigo Testamento, quando Deus aparece, o que é importante é a Palavra que Deus comunica. Os fenômenos que a acompanham são sempre acessórios.”







“Hoje em dia, perece que escolhemos viver somente com os acessórios, dispensando a Deus. Tornamos a religião um bom negócio, em que oferecemos salvação à alma cansada e lhe vendemos ´os acessórios` de Deus. O que Ele fala não importa muito.”





“Maior teofania da história: O calvário.”







“Eles caíram na tentação que Jesus venceu o deserto: Dar o show, espetáculo, impressionar a multidão! Eles transformaram as pedras em pão, pularam do lugar mais alto do templo e se dobraram ao diabo para ganhar todos os reinos da terra. Tudo isso em nome de Jesus!”





“Quando a Palavra de Deus não é observada, o povo acaba no cativeiro.”





“Abba – papai querido, afinal, chamar Deus de papai é algo muito sério, pelo menos foi para Jesus.”







“Jesus abriu o caminho para a intimidade com Deus.”





Jesus tomou essa iniciativa e falou a Deus como uma criança fala a seu pai, com simplicidade, intimidade e sem temor. Portanto, não há duvida alguma de que a palavra Abbá, utilizada por Jesus para dirigir-se a Deus, revela o próprio fundamento de sua comunhão com ele.



“As palavras de Jesus expressam simplesmente uma experiência cotidiana: Só um pai e um filho é que se conhecem mutuamente”.



Chamar Deus de Abbá é para quem vive o cotidiano com Ele, e não quem aprendeu o sucesso gospel do momento. Chamar deus de Abbá é mais que friozinho na barriga e mãos levantadas, é compromisso e cruz.



“um dia humanidade decidiu caminhar sozinha, independente, seguindo sua própria sabedoria, seu próprio conhecimento”.



“Ninguém está em condições de começar da estaca zero, pois a humanidade traz consigo a marca do pecado”.



“Nosso rastro histórico tem provado que nossa independência de Deus, que é sinônimo de dependência do pecado, só nos conduz ao caos e ao abismo”.



“Fizeste-nos para Ti, e inquieto está o nosso coração, enquanto não repousa em Ti”. (Agostino de Hipona)



“Todo menino quer ser homem. Todo homem quer ser rei. Todo rei quer ser Deus. Só Deus quis ser menino”. (Leonardo Boff)



“Enquanto os homens funestamente buscaram a divinização como meio de salvação, paradoxalmente Deus tornou-se humano em Cristo para salvar”.



“pensemos holisticamente em Cristo, começando pelo seu nascimento, passando por seus ensinamentos, velando seu sofrimento, esperando pelo arrebatamento”.



“Mudanças em nosso ser não dependem de calendário, mas de atitude, paciência e fé”.



“mudanças significativas podem acontecer a qualquer momento. Basta dar a meia volta”.



“A cruz é tropeço para todos os que confiam no poder humano e em sua própria capacidade para se salvar”. (John Stott)



“a cruz é escândalo, é a identificação de Deus com o sofrimento. E isso não é para qualquer divindade”.



“E se pensares bem a fundo que é o próprio Filho de Deus, a eterna sabedoria do Pai, quem sofre, não deixarás de ficar assustado, e quanto mais profunda for a tua reflexão, tanto mais assustado haverás de ficar”.



“Pois teus pecados são com certeza responsáveis por teu sofrimento; tu és aquele que, através de seu pecado, estrangulou e crucificou o Filho de Deus”.



“Quem não se assusta consigo mesmo, não entendeu a gravidade do pecado”.



“Graças a ressurreição, a contemplação do sofrimento e a morte de Cristo não são em vão, pois ainda que a morte faça parte de nossa existência, não é palavra final”.





Fortuítos fragmentos de textos transformam-se em avultadas lições de vida, quando provindas de um coração repleto de Deus” (Edson Bruno Zilse)

Nenhum comentário:

Postar um comentário