sexta-feira, 11 de maio de 2012

AUGUSTUS NICODEMUS LOPES - TOLERÂNCIA NO NOVO TESTAMENTO



TOLERÂNCIA NO NOVO TESTAMENTO



O objetivo deste opúsculo é inquirir se os escritores do Novo Testamento reconheciam um corpo de doutrinas definido e permanente, dado por Deus para a igreja de Cristo. Indagaremos ainda qual a atitude deles para com ensinamentos que contradiziam esse corpo doutrinário e divergiam dele. Colocando em outras palavras, seria o Novo Testamento tolerante para com a pluralidade teológica?


Augustus Nicodemos Lopes, Ph.D., é brasileiro, casado com Minka Schalkwijk. É pastor presbiteriano. Fez mestrado na África do Sul, e doutorado no Westminster Theological Seminary, em Filadélfia, nos Estados Unidos, com cursos especiais em Kampen, na Holanda.


Atualmente é pastor da Primeira Igreja Presbiteriana de Recife, além de ser conferencista e escritor de obras teológicas.


Apontamentos...

“... é perfeitamente claro nos escritos do Novo testamento que os primeiros cristãos eram conscientes de que estavam vivendo tempos de cumprimento das antigas promessas, quando Deus estava revelando Sua verdade em Seu Filho Jesus Cristo, recebida e anunciada pelos apóstolos e registrada nas Escrituras.”


“Há um motivo que se destaca acima dos demais no processo de surgimento dos escritos do Novo Testamento. Boa parte dele foi produzida em reação à invasão de falsos ensinamentos nas primeiras comunidades cristãs.”



“Em resposta à propagação do erro os apóstolos e seus associados produziram material que se destinava a expô-lo, refutá-lo e a instruir e fortalecer os crentes na verdade do evangelho. Ou seja, o que motivou o surgimento de boa parte do Novo Testamento foi a convicção de que Deus havia revelado a verdade e que em algumas comunidades cristãs a mentira estava sendo instalada.”

  

“A Igreja Cristã, desde seu início, teve que lutar pela preservação da verdade.”



Sobre as 7 Igrejas da Ásia: “Considerando que estas eram igrejas existentes na época em que o Apocalipse foi escrito, pode-se supor que um dos alvos da obra era exatamente corrigir-lhes a falta de vigilância e zelo doutrinário.”



“Doutrina é o nome que os Evangelhos dão ao ensinamento de Jesus Cristo. É a tradução da palavra grega didaquê, que significa instrução, ensino ou o próprio ato de ensinar.”



“Doutrina é verdade transmitida de forma autoritativa e recebida em confiança.”

  

“Os escritores do Novo Testamento também percebiam que a Igreja não somente era a depositária da revelação de Deus, a sã doutrina, mas também a responsável por preservá-la.”





“Nas Epístolas Pastorais, Paulo enfatiza ... o papel do presbítero como guardião e preservador da verdade, destacando seu papel como mestre, I Tm 3.2; 5.17. e sua missão, de ´exortar pelo reto ensino` e de ´convencer os que o contradizem`, Tt 1.9.”




“Muito embora usado de forma pejorativa em alguns círculos, o termo “guardiões da sã doutrina” cabe perfeitamente neste contexto para definir aquilo que os escritores inspirados desejavam que os cristãos fossem.”




“Apostatar, no Novo Testamento, é afastar-se da pregação e ensinamento apostólicos como resultado de uma mudança de pensamento, e levantar-se em rebelião aberta contra Deus e contra Sua verdade revelada, com o objetivo de pervertê-la.”

  

“...os escritores do Novo Testamento operavam a partir da convicção de que havia verdades fixas e imutáveis, desviando-se das quais as pessoas colocavam em perigo sua própria vida.”



“A salvação eterna e a participação em Cristo são prometidas somente aos que perseverarem até o fim.”



“...não haverá salvação para aqueles que se afastarem da verdade, uma vez que a conheceram.”



“Ser verdadeiro é estar em acordo com a realidade dos fatos. É proceder de Deus.”



“Ao se referirem ao evangelho como sendo verdade, os apóstolos de Cristo estavam deixando claro que todo ensinamento contrário a ele é erro, mentira, engano.”



“...o fato de que a cosmovisão dos escritores do Novo Testamento era diferente da nossa, não torna necessariamente irrelevante tudo o que escreveram.”



“Curiosamente, as Escrituras do Velho Testamento foram produzidas através de muitas diferentes culturas, como a egípcia, mesopotâmica, babilônica, persa, romana e judaica, e mesmo assim, conservou unificado seu corpo central doutrinário.”



“Podemos concordar que o nosso conhecimento é, e sempre será, limitado pela nossa humanidade e pecaminosidade. Entretanto, essa realidade não implica na impossibilidade de conhecermos o que Deus nos revelou e termos certeza de que conhecemos.”



“Os reformadores, que reconheciam as limitações impostas pela queda à capacidade humana de conhecer, professavam com a mesma boca e no mesmo fôlego a sua confiança de que, através das Escrituras, pela iluminação do Espírito, os crentes podiam chegar ao verdadeiro conhecimento de Deus, isto é, da verdade.”



“Nossa posição é que a atitude dos autores do Novo Testamento para com a revelação divina serve de modelo para a Igreja Cristã em todas as épocas e lugares. Como tal, ela pode fazer afirmações teológicas ou elaborações doutrinárias que sejam consideradas como verdadeiras e válidas em todas as épocas e lugares.”



“Sistemas teológicos, como as confissões de fé reformadas, são mais que mero testemunho da fé dos antigos. Ela incorporam a reflexão da Igreja através dos séculos de forma proposicional e válida.”



“Admitimos o fato de que a teologia é “aberta” pois trata-se de uma tentativa humana e falível de sistematizar as verdades eternas reveladas por Deus nas Escrituras infalíveis e inerrantes.”



“...as ... Escrituras trazem um sistema doutrinário coerente e único, embora apresentado de forma e em ênfases diferentes”



“Os escritores do Novo Testamento reconheciam um corpo de doutrinas dadas por Deus como revelação final, imutável e permanente para a Igreja de Cristo.”






Nenhum comentário:

Postar um comentário