terça-feira, 8 de maio de 2012

CULTO DE EDIFICAÇÃO CRISTÃ Nº 6 - 21/02/2012






UMA INTRODUÇÃO ÀS DOUTRINAS BÁSICAS DA FÉ CRISTÃ



HERMENÊUTICA Nº 2 - A INTERPRETAÇÃO FIEL E A APLICAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS NOS DIAS ATUAIS.



TEOLOGIA PRÁTICA: APLICAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS EM NOSSO COTIDIANO.

Definição Teologia Prática: É a divisão da teologia que coloca as verdades da investigação teológica em prática na vida da comunidade dos fiéis. Cuida de aplicar na prática os ensinamentos bíblicos à ação da Igreja e à vida cotidiana de cada cristão.

Pensamento: “O analfabeto do século XXI não será aquele que não pode ler ou escrever, mas aquele que não sabe aprender, desaprender e reaprender.” (Alvin Toffler).

 OBJETIVOS: 

a) Observar e interpretar vários trechos da Bíblia corretamente;

b) Aplicar o texto bíblico estudado à sua vida diária;

c) Desenvolver o desejo de estudar as escrituras cada vez mais.
 

1) Interpretação: A fase da interpretação é de fundamental importância no estudo bíblico, pois se ela estiver errada, a aplicação, fatalmente estará também errada.

2) Após as observações e correta interpretação do texto, precisamos saber como as verdades e princípios bíblicos podem ser aplicados em nossas vidas. O propósito da Bíblia não é aumentar o nosso conhecimento, mas mudar as nossas vidas, o nosso caráter (sinal,marca).

 Aprender é mais fácil que praticar. Tg 1.22: “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

Aplicação:  Ao fazer aplicação pessoal, é importante distinguir entre emoção (comoção) e volição (vontade), todavia o que Deus quer é ação, e não apenas sentimento. Ex:

Mt 21.28-32 – Parábola dos dois filhos, Jesus deixa bem claro esse assunto, vejamos: O pai pediu ao primeiro filho que trabalhasse na vinha, mas ele se recusou a ir. Mais tarde, mudou de idéia e obedeceu ao pai. O segundo filho concordou prontamente quando foi solicitado, mas nunca se apresentou para o trabalho. Qual dos dois fez a vontade do pai? Idealmente, o Senhor quer ambas as coisas, as suas emoções e a sua volição, mas é quando você faz o que Deus quer, que você faz a aplicação.

Como então aplicar a Bíblia a minha vida?: Pv 18.13(NTLH) diz, quem responde antes de ouvir mostra que é tolo e passa vergonha. Sua responsabilidade como cristão é aplicar corretamente toda a Palavra de Deus a todas as áreas de sua vida. Estabeleça metas dizendo como você vai aplicar cada verso que você estudar. Ex:

  • Há algum exemplo que devo seguir?
  • Há alguma ordem que devo obedecer?
  • Há algum erro que devo evitar?
  • Há algum pecado que devo abandonar?
  • Há alguma promessa que devo reivindicar?
  • Há alguém que devo perdoar?
Substitutos da aplicação: Há um perigo inerente ao estudo bíblico: levar o crente a um processo intelectualmente fascinante, mas espiritualmente frustrante, onde o crente até se entusiasma com a verdade, mas não experimenta mudança de vida. Ex. vendedor que é honesto com mulher, filhos, mas não totalmente com seus clientes.

Substituir arrependimento por racionalizações: No momento que a verdade começa a “incomodar” procuramos desculpas para nos defender. Ex. vendedor desonesto: Faço isto, pois meus concorrentes não são cristãos e também fazem. Se eu não fizer seria concorrência desleal.



Pb. Alexandre de Souza – 9166-9921 – sousarepresentacoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário